Centro de Intrepretação da Torre

Minha foto
Serra da Estrela, Portugal
O Centro de Interpretação da Torre é um novo espaço de interpretação ambiental que pretende assumir um papel relevante na divulgação e valorização do património ambiental, paisagístico, e cultural da Serra da Estrela.

Contacte-nos:

Estamos na Torre todos os dias das 10 ás 17 horas, mas pode contactar-nos pelo telefone (+351) 919884636 ou pelo e-mail
centro.interpretacao.torre@gmail.com

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Já começaram a chegar... (fotos a concurso)

Já começaram a chegar as fotografias para a primeira edição do Concurso Bimensal de Fotografia do CIT - "Momentos da Estrela".

À medida que forem chegando, as fotografias serão colocadas em destaque no slideShow aqui presente (ao lado) e poderão ser consultadas em maior promenor através do servidor Slide.com neste link, para que todos as possam apreciar.


Desde já um muito bem hajam a todos os que participarem nesta nossa iniciativa que tem como principal objectivo promover este maravilhoso património.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Aves Selvagens recuperadas no CERVAS/PNSE - libertações em vários locais do país

CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Parque Natural da Serra da Estrela / Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

Entre 17 e 24 de Setembro de 2009 o CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens procedeu à devolução à Natureza de 12 aves selvagens recuperadas, em várias regiões do país.
Esta série de libertações teve início no dia 17 de Setembro na Serra do Caramulo, com a de uma Águia-cobreira (Circaetus gallicus), numa acção que envolveu mais de 150 crianças e professores do Agrupamento de Escolas do Caramulo. Esta espécie é uma ave de rapina migratória que durante o final de Verão e início de Outono percorre grandes distâncias desde a Europa (neste caso Portugal) até ao continente Africano.
Outros indivíduos de espécies migratórias, como por exemplo 3 Mochos-de-orelhas (Otus scops), foram também libertados durante a última semana em Sátão, Gouveia e Seia. Esta rapina nocturna, que pesa cerca de 100g, é uma das aves mais desconhecidas do público em geral, pelo que o CERVAS tem sempre tentado envolver a população local nestas acções de libertação de aves selvagens, numa perspectiva de sensibilização e educação ambiental, que é uma das linhas de acção do centro, em paralelo com a recuperação, vigilância e investigação sobre a ecologia das espécies selvagens.
Depois de várias outras libertações (Águias-de-asa redonda, Corujas-do-mato, Gaviões e Corujas-do-mato), a última acção decorreu em Aveiro no dia 24 e consistiu na devolução de uma belíssima fêmea de Tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) que tinha ingressado no CERVAS há cerca de um ano, após ter sido apreendido pelas autoridades (SEPNA-Mangualde) a um particular que o detinha ilegalmente e em péssimas condições. Depois da recuperação de toda a plumagem de voo, que tinha sido intencionalmente cortada, a ave foi devolvida à Natureza na presença de várias dezenas de estudantes e professores da Universidade de Aveiro. O cativeiro ilegal de espécies protegidas foi a causa de ingresso mais comum no CERVAS desde o início da sua actividade em Julho de 2006, tendo ingressado neste centro cerca de 500 indivíduos de várias espécies, predominantemente aves, sendo que a taxa de libertação actual ronda os 50%.
Estas acções de sensibilização foram organizadas em parceria com várias entidades, como é o caso do Serviço de Protecçao da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA), áreas protegidas como a Reserva Natural do Paúl da Arzila (Coimbra), autarquias como a Câmara Municipal de Sátão, Seia e da Guarda, Universidade de Aveiro (Departamento de Biologia e associações de estudantes) entre outras entidades locais.
Sempre que é encontrado um animal selvagem ferido ou debilitado, o CERVAS deve ser contactado de imediato através dos telefones 275980060 / 238492411 / 962714492. Os animais internados também podem ser apadrinhados por particulares e empresas que se queiram associar ao trabalho do CERVAS. Neste momento encontram-me mais de 40 animais em recuperação no CERVAS, sendo que o número de ingressos em 2008 triplicou em relação a 2007, tendo sido recebidos até ao momento 260 indivíduos de diversas espécies e a taxa de recuperação actual é de 5 2%.

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal http://www.antidoto-portugal.org/, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

Informação e texto gentilmente enviado por:
CERVAS

Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Parque Natural da Serra da Estrela / Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Concurso Bimensal de Fotografia do CI Torre - "Momentos da Estrela"

Com vista a dinamizar e envolver todos os nossos visitantes e amigos na promoção e preservação da Serra da Estrela, damos aqui inicio a mais uma iniciativa que, esperamos nós, seja do agrado de todos.

A fotografia tornou-se no mais interessante e importante meio de captar o momento tal como o vemos e sentimos na altura exacta do click e por isso, as maquinas fotográficas transformaram-se num acessório indispensável em qualquer passeio ou saída sozinho, com amigos ou em família.

Assim, o CIT vem, por este meio, lançar um desafio a todos os amantes da fotografia. Se a Serra da Estrela lhe proporcionou momentos únicos queremos que os partilhe connosco!

Este será o primeiro de muitos concursos de Fotografia que contam com a participação de todos. Cada concurso estará subordinado a um tema específico e os tempos de participação e votação serão agendados segundo o regulamento que aqui se segue. A votação será feita pelos visitantes do blog sendo que não teremos qualquer participação ou intervenção nesta fase do concurso. Os vencedores verão impressas e expostas as suas fotografias, por um período não superior a um ano, no atrium do CIT.

Porque vemos e sentimos de formas diferentes esta Serra que é tão multifacetada e rica em paisagens feéricas, queremos divulgar a forma como os nossos visitantes registam cada grafia desta luz.

Partilhe, participe, divulgue, vote e desfrute de tudo o quanto a Serra tem para lhe dar.


“Momentos da Estrela” – I edição (Novembro de 2008)

1. Tema:
a. “1,2,3, … JÁ” – dedicado a todos aqueles momentos únicos com que a Natureza nos surpreende.

2. Período de inscrições: de 19 de Setembro a 31 de Outubro de 2008

3. Período de Votação: de 1 a 30 de Novembro de 2008


consulte o regulamento completo aqui

Regulamento do Concurso bimensal de Fotografia do C.I.Torre – “Momentos da Estrela”

  1. Esta é uma iniciativa do CIT em colaboração com o Dep de animação da Turistrela, SA, e tem uma periodicidade bimensal.
  2. Esta iniciativa tem como objectivo único a promoção e valorização do património natural da Serra da Estrela, através da fotografia, não possuindo por isso qualquer fim lucrativo.
  3. Destina-se a todos os entusiastas deste território.
  4. Será lançado de dois em dois meses um novo concurso fotográfico, sendo o primeiro mês o prazo para entrega das fotografias e o segundo para votação das mesmas.
  5. A inscrição é gratuita e universal.
  6. Tema: será definido oportunamente um tema para cada edição do concurso sendo o mesmo anunciado no blog da organização (www.citorre.blogspot.com), estando sempre relacionado com o património Ambiental e Cultural da Serra da Estrela.
  7. Cada participante pode apresentar um máximo de duas imagens em cada edição do concurso.
  8. Em anexo a cada fotografia deverá constar obrigatoriamente:
  9. a. O nome do concorrente.
  10. b. O título, localização e data da fotografia.
  11. Todas as Fotografias deverão ser enviadas em formato digital para o email da organização num formato mínimo de 2200 por 1650 px (+/- 1 Mb por foto)
  12. Não serão aceites a concurso fotografias claramente modificadas no computador, com excepção da introdução da marca de autor.
  13. Todos os trabalhos entregues serão expostos no blog da organização, em formato reduzido e protegidas contra cópia desde o momento da sua entrega até ao final do período de votação.
  14. A votação será realizada on-line por todos os que quiserem participar.
  15. Os melhores trabalhos de cada edição do concurso ficarão expostos no CIT (Atrium de entrada) durante um período não inferior a um ano.
  16. A organização reserva-se o direito de utilização das imagens em material de divulgação, em suporte digital ou impresso, estando obrigada a indicar o nome do autor da imagem.
  17. Qualquer situação não prevista por este regulamento será resolvida pela organização.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Citações 1 - Miguel Torga

Aqui deixamos parte de uma das mais belas visões humanas da Estrela...


(…) “Beira, quer já de si dizer beira da serra. Mas não contente com essa marca etimológica que lhe submete os domínios, do seu trono de majestade a esfinge de pedra exige a atenção inteira.

Alta, imensa, enigmática, a sua presença física é logo uma obsessão. Mas junta-se à perturbante realidade uma certeza ainda mais viva: a de todas as verdades locais emanarem dela. Há rios na Beira? Descem da Estrela. Há queijo na Beira ? Faz-se na Estrela. Há roupa na Beira? Tece-se na Estrela. Há vento na Beira? Sopra-o a Estrela. Há energia eléctrica na Beira? Gera-se na Estrela. Tudo se cria nela, tudo mergulha as raízes no seu largo e materno seio. Ela comanda, bafeja, castiga e redime. Gelada e carrancuda, cresta o que nasce sem a sua bênção; quente e desanuviada, a vida à sua volta abrolha e floresce. O Marão separa dois mundos — o minhoto e o transmontano. O Caldeirão, no pólo oposto de Portugal, imita-o como pode. Mas a Estrela não divide: concentra.

(...)

A Estrela, essa, guarda secretamente os ímpetos, reflectindo-se ensimesmada e discreta no espelho das suas lagoas. Somente a quem a passeia, a quem a namora duma paixão presente e esforçada, abre o coração e os tesouros. Então, numa generosidade milionária, mostra tudo. As suas Penhas Douradas, refulgentes já no nome, os seus Cântaros rebeldes a qualquer aplanação, os seus vales por onde deslizaram colossos de gelo, nos brancos tempos do quaternário. Revela, sobretudo, recantos quase secretos de mulher. Fontes duma pureza original, cascatas em que a água é um arco-íris desfeito, e conchas de granito onde se pode beber a imagem. O tempo demorou-se na solidão e no silêncio das suas lombas, e pôde construir à vontade. Abrir ruas, esculpir estátuas, rasgar gargantas, e até deixar desenhado o próprio perfil na curva de raio infinito de cada recôncavo.

Perder-se por ela a cabo num dia de neve ou de sol, quando as fragas são fofas ou há flores entre o cervum, é das coisas inolvidáveis que podem acontecer a alguém. Para lá da certeza dum refúgio amplo e seguro, onde não chega a poeira da pequenez nem o ar corrompido da podridão, o peregrino esbarra a cada momento com a figuração do homem que desejaria ser, simples, livre e feliz. Um homem de pau e manta, a guardar um rebanho,(…)”

- Miguel Torga

Excerto do livro PORTUGAL, 3º Edição - Coimbra 1967

leia aqui o capitulo completo

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Exposição - Tarifário e horário




O centro de Interpretação da Torre encontra-se aberto diariamente das 10 ás 17 horas e possui um bilhete com um valor de 2,50 € por pessoa.

Aqui para além da Exposição encontra ainda diversa bibliografia do ICNb sobre este território e ainda diversa informação turística sobre a região e o seu património ambiental.

Para reservas de grupos e outras iniciativas, contacte-nos (para grupos com um numero superior a 10 elementos, o bilhete é de 1,50 euros por pessoa).

Venha descobrir a Estrela connosco, Visite-nos...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Programa para Escolas

Agora que se avizinha a abertura de mais um novo ano lectivo, preparámos um programa especial para grupos de crianças pois acreditamos que a sensibilização para a necessidade de proteger o património natural tem de começar pelos mais novos e nada melhor que uma tarde passada a descobri-lo em primeira mão. A grande vantagem deste espaço (CIT) é a sua localização que permite conjugar uma visita a uma esposição com actividades de campo.

Para mais informações e reservas deste programa contacte-nos por telefone ou pelo nosso e-mail.

Sejam bem vindos...

Sejam Bem Vindos a este blog.

O Centro de Interpretação da Torre é um novo espaço de interpretação ambiental, inaugurado a 31 de Julho de 2008 (
ler mais), que pretende assumir um papel relevante na divulgação e valorização do património ambiental, paisagístico e cultural da Serra da Estrela.

Localizado no ponto mais alto de Portugal continental, o CIT é um espaço aberto para acolher, promover, divulgar e dinamizar iniciativas que fomentem o gosto pela natureza e pela defesa e valorização do património natural deste território.

Neste local encontra para alem de uma exposição permanente que lhe mostra e conta um pouco da fauna flora geologia e hábitos dos povos da montanha, um espaço dedicado a exposições temporárias e ainda um auditório.

Está aberto diariamente das 10 ás 17 horas, para marcações de grupos contacte-nos pelo numero 275 314 727.

Visite-nos...

Neste blog iremos divulgar as nossas iniciativas e eventos que, com a vossa colaboração, esperamos que tragam a este espaço o dinamismo necessário para que cumpramos os nossos objectivos, contribuir para a divulgação, protecção e promoção do património ambiental da Serra da Estrela.

Esperamos também que este blog conte com a colaboração de todos para que possa também ser um espaço de promoção de todas as acções de sensibilização ambiental a desenvolver neste território.

Um muito bem hajam pela vossa colaboração e apoio ... e contamos com todos na divulgação deste espaço.