Centro de Intrepretação da Torre

Minha foto
Serra da Estrela, Portugal
O Centro de Interpretação da Torre é um novo espaço de interpretação ambiental que pretende assumir um papel relevante na divulgação e valorização do património ambiental, paisagístico, e cultural da Serra da Estrela.

Contacte-nos:

Estamos na Torre todos os dias das 10 ás 17 horas, mas pode contactar-nos pelo telefone (+351) 919884636 ou pelo e-mail
centro.interpretacao.torre@gmail.com

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O CERVAS vem por este meio informá-los de mais um evento desenvolvido por este centro:

5 de Março de 2009, 5ª feira14h00: Assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda - Museu do Vinho da Bairrada
15h00: Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) - Biblioteca Municipal de AnadiaColaboradores: Câmara Municipal de Anadia, Vinícola Castelar Lda. Esta libertação irá complementar a cerimónia de assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda., empresa esta que irá apoiar o CERVAS através da cedência de parte das verbas obtidas na venda de um lote de garrafas de Vinho Tinto da Bairrada "Trôno Real" com um rótulo especial dedicado à temática da recuperação de águias.

PRÓXIMAS LIBERTAÇÕES E OUTRAS ACTIVIDADES:

Parque Natural da Serra de S. Mamede - Libertações de 3 aves recuperadas no CERVAS: inseridas na Semana da Conservação (3 a 6 de Março de 2009) (Cartaz em anexo) Curso de Medicina de Aves Selvagens (2ª Edição): Coimbra, 6 a 8 de Março de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/104/DETID/2/default.aspx)
Libertação de Milhafre-real (Milvus milvus)
17 de Março de 2009. Santa Maria, Estremoz
Saída de campo para observação de aves - As Aves da Montanha: Gouveia, 21 de Março de 2009 Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres (7ª Edição): Gouveia e Seia, 27 a 29 de Março de 2009 (
http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/114/DETID/1/default.aspx)


-----------------------------------------------
A Equipa do CERVAS

-- O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal
www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

Curso de Identificação de Cogumelos

Amigos da Natureza,

Estão abertas as inscrições para o Curso de Identificação de Cogumelos,

Vai decorrer nos dias 21 e 22 de Março nas instalações do Centro deEducação Ambiental. No dia 28 de Março decorrerá uma saída de campo aoGerês, que é parte integrante deste curso, e onde poderão usufruir de todaa beleza dessa zona, incluindo a micológica! Basta enviarem-nos um emailreferindo o nome completo e a idade. Querem saber porque é tão perigosa a casa dos estrunfes (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1lUaOj9lCmOre72n3k3Czxtvy6W_3SQenS5ol3e7GzWM2j2fXT7BAry5If33DeHNrBLJDIgYrD7PCzwkOocXS9yt318yHWtHuyUQ75oYv9QkEkENOgss7zKPdja0pyil5_PpXd4Hr_SQ/s200/estrunfes.jpg)

e porque pode a trufa (http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Vila%20Real&Concelho=Boticas&Option=Interior&content_id=1012985) custar tanto quanto um salário mensal, quando nem sequer sabe achocolate?

Inscrevam-se e tornem-se nos novos "micocuriosos"!


Centro de Educação Ambiental - Águas do Douro e Paiva, S ARua do Ribeirinho, n.º 706

4415-679 Lever - Vila Nova de GaiaTelf: 227 637 900 * Fax: 226 059 302

www.oblogdotopas.blogspot.com * www.addp.ptcea@addp.pt * lazevedo@addp.pt * rperdigao@addp.pt

Estamos abertos de 2.ª a 6.ª feira, entre as 09h30 - 12h30 e as 14h - 18h

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vencedor do IIº Concurso Bimensal de Fotografia do CIT


Chegou ao fim mais um concurso de Fotografia que visa a divulgação e promoção das mais belas imagens da Serra da Estrela. Agradeço a participação de todos e as maravilhosas fotos que nos foram enviando ao longo do mês de Janeiro assim como na votação que decorreu ao longo do corrente mês. Os visitantes do nosso blog elegeram a foto de Tiago Silva com 72 votos. Parabéns ao vencedor!
O próximo concurso está quase aí, preparem as as máquinas, as objectivas e boas fotos!!!!!!!

Proximas libertações do CERVAS

21 de Fevereiro,


SábadoSaída de Campo - Observação de aves: "As aves da Cidade"


Ponto de encontro: junto à Câmara Municipal de Gouveia (8h)


6 a 8 de Março, 6ª feira a Domingo


Curso de Medicina de Aves Selvagens


Escola Universitária Vasco da Gama, Coimbra(cartaz em anexo)


21 de Março, Sábado


Saída de Campo - Observação de aves: "As aves da Montanha"

27 a 29 de Março, 6ª feira a Domingo


Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, 7ª EdiçãoGouveia e Seia


Toda a informação e inscrições em http://www.aldeia.org/