
Centro de Intrepretação da Torre

- CIT
- Serra da Estrela, Portugal
- O Centro de Interpretação da Torre é um novo espaço de interpretação ambiental que pretende assumir um papel relevante na divulgação e valorização do património ambiental, paisagístico, e cultural da Serra da Estrela.
Contacte-nos:
centro.interpretacao.torre@gmail.com
domingo, 20 de dezembro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Atelier de Escrita Criativa " A Musa Natureza"
Programa
· Dia 25 de Setembro de 2009, das 19H00 às 22H00
A linguagem e escrita, as suas diferenças e complementaridades;
Definição de estilo, valorização da originalidade de cada formando com vista à consciencialização do seu próprio estilo literário;
Criatividade do acto de escrever, promover o acesso ao mundo interior de criatividade e de associação de ideias, exercitando a capacidade de o expressar através da escrita.
· Dia 26 de Setembro de 2009, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00
Análise e aperfeiçoamento da escrita, correcção ortográfica; melhoramento do léxico utilizado no texto; correcção e enriquecimento sintáctico; correcção da pontuação e do melhoramento da organização textual; aperfeiçoamento de estilo – repetições, expressões obscuras e ambíguas;
“Escrever bem é reescrever”, técnicas de revisão dos próprios textos. Análise e discussão das ideias expressas. Propostas de outras soluções, e incrementando as diferenças de estilo;
Desenvolver métodos de escrita específica;
A Natureza como Musa – Exercícios;
A escrita a partir da observação: literatura de viagens e outros géneros literários que permitem desenvolver em simultâneo a capacidade de observação e descrição.
Público-alvo:
Jovens e adultos com idade superior a 17 anos.
Limite de inscrições
Mínimo: 6
Máximo: 15
Formadora:
Raquel Ochoa
A formadora publicou “ O Vento dos Outros”, uma crónica de viagens à América do Sul em 2008 e “Bana – Uma vida a cantar Cabo verde” no mesmo ano. Actualmente, Raquel Ochoa prepara a publicação do seu terceiro trabalho, um romance histórico. É repórter de viagens, licenciada em Direito e tem dedicado grande parte da sua vida a viajar e a escrever. Colaborou com alguns jornais. Tem reportagens sobre vários cantos do mundo disponíveis no seu blog: http://www.omundoleseaviajar.blogspot.com/.
Custo da inscrição/participante:
€50,00
Inscrições:
Centro de Interpretação Ambiental de Leiria
Telefone: 244 845 651
cia@cm-leiria.pt
Mestrado sobre a Produção de Plantas Medicinais e para Fins Industriais
Os responsáveis do Mestrado assumem como objectivo aumentar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o estudante poder vir a desempenhar uma actividade profissional relacionada com a produção de plantas medicinais e industriais, bem como o habilitar nas tecnologias de processamento.
As candidaturas ao Mestrado podem ser apresentadas até ao próximo dia 4 de Setembro, e os interessados poderão descarregar um ficheiro pdf com informação adicional sobre este curso aqui: http://naturlink.sapo.pt/ResourcesUser/noticias4/Mestrado%20PPMFI.pdf
Os contactos da coordenação do Mestrado são os seguintes.
Profª Natália Gaspar
E-mail: natalia.gaspar@esa.ipsantarem.pt
Telefone: 243 307 300
Telemóvel: 918 024 337
Fax: 243 307 301
http://si.esa.ipsantarem.pt
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Observação do céu nocturno

segunda-feira, 29 de junho de 2009
Libertações de corujas-do-mato e águia-de-asa-redonda recuperadas no CERVAS: 30 de Junho a 2 de Julho de 2009
30 de Junho de 2009, 3ª feira
Libertação de uma Coruja-do-mato (Strix aluco)
20h30, Manteigas
Ponto de encontro: Casa da Guarda Florestal de S. Sebastião
Esta Coruja-do-mato foi recolhida por um particular na Freguesia de São Pedro - Manteigas, no dia 13 de Março de 2009 e foi então entregue na delegação do Parque Natural da Serra da Estrela, em Manteigas. Tratava-se de uma pequena cria que terá caído do ninho antes de estar pronta para conseguir voar. A ave foi entregue pelos Vigilantes da Natureza do PNSE no CERVAS, onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação adequada para que crescesse e aumentasse de peso, passagem pelo 1º processo de muda de penas e aprendizagem de voo e caça através do contacto com indivíduos adultos da mesma espécie.
01 de Julho de 2009, 4ª feira
Libertação de uma Coruja-do-mato (Strix aluco)
20h30, Lagares da Beira, Oliveira do Hospital
Ponto de encontro: Cemitério de Lagares da Beira
Esta Coruja-do-mato foi recolhida por um particular, em Lagares da Beira - Oliveira do Hospital, no dia 4 de Maio de 2009. Tratava-se também de uma pequena cria que terá caído do ninho antes de estar pronta para conseguir voar. A ave foi encaminhada por um Médico Veterinário local para a Equipa do SEPNA de Gouveia e entregue no CERVAS, onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação adequada para que crescesse e aumentasse de peso, passagem pelo 1º processo de muda de penas e aprendizagem de voo e caça através do contacto com indivíduos adultos da mesma espécie.
02 de Julho de 2009, 5ª feira
Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
17h00, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo
Acção inserida no Campo de Trabalho - Conservação de Aves Rupícolas na Reserva da Faia Brava, organizado pela ATN - Associação Transumância e Natureza
02 de Julho de 2009, 5ª feira
Libertação de uma Coruja-do-mato (Strix aluco)
20h30, Sul, São Pedro do Sul
Ponto de encontro: Capela da Aldeia do Sul
Esta Coruja-do-mato foi apreendida no dia 17 de Abril pela equipa do SEPNA de Viseu por se encontrar em cativeiro ilegal na casa de um particular. Este tê-la-á recolhido à cerca de um ano, após queda do ninho, ainda cria. A ave foi então entregue por esta equipa da GNR no CERVAS, onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação adequada para que aumentasse de peso e aprendizagem de voo e caça através do contacto com outras corujas da mesma espécie.
Coruja-do-mato (Strix aluco)
A coruja-do-mato (Strix aluco) é uma ave de rapina com actividade crepuscular e nocturna, de dimensão média (pesa cerca de 600g) e aspecto compacto. Possui asas relativamente curtas, largas e arredondadas, e cabeça grande e arredondada. A sua coloração varia entre o castanho-arruivado e o castanho-acinzentado e a plumagem é totalmente malhada, com finas riscas e manchas escuras. O disco facial é bastante marcado e homogéneo e a cauda barrada de forma fina e indistinta. Possui olhos negros. Realiza um tipo de voo com batimentos relativamente rápidos e deslizes longos. Alimenta-se de roedores, pequenas aves e insectos, que captura no solo após detecção a partir de um poiso. Esta espécie nidifica em florestas, parques, terrenos agrícolas com árvores, preferindo árvores velhas de folha caduca com buracos onde pode fazer o ninho, e pode ser encontrada na proximidade de zonas habitacionais. São colocados 3 a 5 ovos entre Fevereiro e Junho. O seu canto mais característico, composto por duas notas (uma simples, seguida de uma outra em trémulo), é a melhor forma de localizar e identificar esta coruja. As corujas-do-mato são aves sedentárias e relativamente numerosas em Portugal, distribuindo-se descontinuamente em toda a Península Ibérica devido à fragmentação dos bosques. Esta espécie apresenta o estatuto de conservação de "Pouco preocupante", definido pelo ICNB em 2005. As principais causas de ingresso destas aves nos centros de recuperação são o atropelamento e a queda do ninho de crias/juvenis (neste caso, sempre que possível, a ave deverá ser devolvida ao ninho ou colocada num local próximo, seguro, onde os progenitores a possam continuar a alimentar).
Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) é uma das aves de rapina mais comuns em toda a Europa, sendo a águia mais frequente em Portugal. Apresenta dimensões médias (entre 600 a 1100g e 51-56cm de comprimento), um aspecto compacto, cabeça arredondada e cauda relativamente curta, cerradamente listrada nos adultos. A cor da sua plumagem é muito variável, desde quase branco a castanho-escuro, sendo que a zona dorsal é geralmente castanha e a zona peitoral mais clara. Distribui-se pela Europa, Ásia e algumas ilhas do Pacífico e ocupa todos os tipos de habitat onde existam árvores e terrenos abertos, sendo frequente nas orlas dos bosques. A época de nidificação inicia-se em Abril e prolonga-se até Julho, podendo-se iniciar um pouco antes em algumas regiões. Os ninhos podem atingir até um metro de diâmetro e são construídos com ramos e folhas, em árvores e arbustos. Muitas vezes utilizam o mesmo ninho do ano anterior, acrescentando-lhe mais material. A postura é normalmente de 2 a 5 ovos e a incubação demora 33 a 38 dias. As crias saem do ninho aos 48-62 dias e tornam-se independentes às 15 semanas. É neste período que se começam a afastar do território dos progenitores. A dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente ratos, mas podem complementá-la com lagomorfos (coelhos e lebres), aves, répteis, anfíbios e invertebrados, podendo também ter comportamentos necrófagos. Caçam normalmente a partir um poiso (são frequentemente observadas sobre os postes dos telefones ou de cercas) mas também em voo sobre terrenos abertos e até caminhando pelo solo. Embora seja uma espécie abundante apresenta várias ameaças, entre as quais se destacam electrocussão, abate e cativeiro ilegais, pilhagem de ninhos, incêndios florestais e atropelamento. De acordo com o ICNB (2005), esta espécie apresenta um estatuto de conservação “Pouco Preocupante”.
Para qualquer informação e/ou para confirmação de presença neste evento, agradecemos contacto através do e-mail cervas.pnse@gmail.com ou do telefone 962714492.
BLOG DO CERVAS: O CERVAS possui agora o seu espaço na Internet: cervas-aldeia.blogspot.com. Este blog possui informações sobre o centro e todas as actividades desenvolvidas, inclusive das várias libertações que ocorrerão durante estes meses.
Visitem!
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Expoleite 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
Workshop de improvisação com sons do rio
Durante um dia, os participantes irão desenvolver as aptidões necessárias para uma apresentação pública do seu trabalho - no final do workshop.
DESCRIÇÃO: O workshop está orientado no sentido da descoberta, captura, manipulação e reconstrução dos sons produzidos por um rio.Se um rio é um espaço público, então cada um tem a capacidade de explorar as suas potencialidades expressivas.Modos de captar e de manipular sons serão abordados com vista a que os participantes se sintam aptos a criar as suas experiências sonoras, ou interpretações de um rio.Não são necessários conhecimentos de música ou de informática ou de electrónica, basta ter mais de 14 anos e vontade de ouvir o rio de uma maneira nova e pessoal.O Rio Lis é de cada um. Como se dá a ouvir é a proposta deste workshop.
MATERIAL NECESSÁRIO:- um computador portátil (de preferência)- um aparelho que grave som (mp3, telemóvel, minidisc, outros...) - a organização providenciará algum material de gravação
PREÇO:- 15,00 €
LIMITE de PARTICIPANTES: 15
DATA LIMITE PARA AS INSCRIÇÕES: 10 de Junho, até às 17.00h
Inscrições e pedidos de informação: celula.membrana@gmail.com
João Santos: 919762698
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Concurso de Fotografia Água e Biodiversidade
quarta-feira, 20 de maio de 2009
WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DE NATUREZA
13 e 14 de Junho
Formador:
Luís Ferreira (http://www.luis-ferreira.com/)
Temáticas gerais
Fotografia de paisagens
Fotografia de longa exposição de paisagem nocturna
Macrofotografia (flores, insectos, répteis e anfíbios, etc.)
Fotografia de aves.
Local:
Centro de Interpretação da Torre – Serra da Estrela
Programa:
Sábado
10h – encontro no CIT e entrega de pastas
10h30 – início do workshop
11h30 – pausa para café (15min.)
12h30 – pausa para almoço
14h30 – percurso a pé para aplicação prática dos conceitos
18h30 – final das actividades
Domingo
9h – encontro no parque de estacionamento do Covão da Ametade
9h30 – percurso a pé para aplicação prática dos conceitos
12h30 – pausa para almoço
13h30 – continuação do percurso
16h30 – final das actividades
Grupos de 8 a 15 participantes
Preços:
127,5€/pax – Incluídos no preço do programa estão 1 noite em Hotel 4****, jantar de sábado e almoço-volante de domingo, pequeno-almoço de domingo, formador e guia local, documentação, seguros, IVA.
55€/pax – Incluídos no preço do programa estão, formador e guia local, documentação, seguros, IVA.
Não inclui alojamento e refeições.
Este workshop não inclui os transportes locais.
RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS
Este workshop está direccionado para os utilizadores de máquinas fotográficas reflex (analógicas ou digitais).
Utilização de roupa e calçado confortável, adequado às condições climatéricas previstas, nomeadamente: roupa leve, térmica (polares) e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha com membrana hidrófuga (gore-tex), chapéu para o sol ou gorro e luvas para o frio e calças que permitam a liberdade de movimentos, protector solar, lanterna. Levar recipiente para líquidos de pelo menos um litro de capacidade, por pessoa. Em caso de passeios com duração superior a 3 horas é aconselhável levar ainda um reforço alimentar. Mochila (entre 15 e 20 litros de capacidade).
Mesmo durante o Verão, as condições climatéricas podem-se deteriorar de um momento para o outro e tornarem-se algo adversas: ventos fortes, temperaturas baixas, nevoeiros.
Consoante as condições climatéricas previstas para o dia do percurso, poderá ou não, haver uma alteração ou anulação do percurso.
COMO EFECTUAR A INSCRIÇÃO
Para efectuar a sua inscrição basta contactar-nos através dos contactos indicados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email. É necessário efectuar o pagamento de 50% do valor da inscrição, até 15 dias antes, para o nosso NIB: 001 000 001 628 743 000 159, do BPI, e enviar comprovativo de transferência para o email indicado, com a indicação da actividade em que se inscreve.
web: www.ambiente.turistrela.pt mail: fernando.romao@turistrela.pt telm: 967 645 153
Alvará de Animação Turística nº9/2003; Licença de Animação Ambiental P.N.S.E. nº11/2007
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Curso de Identificação de Aves de Montanha
Nos dias 27 e 28 de Junho, o Município de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), irá organizar um Curso de Identificação de Aves de Montanha. O curso, orientado por Gonçalo Elias, está direccionado para todos os interessados na observação e identificação de aves, com ou sem experiência, e inclui várias saídas de campo para identificação de aves na serra da Estrela e áreas envolventes.
Para mais informações e inscrição consulte o sítio www.cise-seia.org.pt ou contacte o CISE através do telefone 238 310 230.
Curso de Identificação Auditiva de Aves / 30 e 31 de Maio de 2009
Nos dias 30 e 31 de Maio, o Município de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), irá organizar um Curso de Identificação Auditiva de Aves. O curso, orientado por Gonçalo Elias, destina-se principalmente a observadores com alguma experiência de observação e identificação de aves e inclui várias saídas de campo para identificação auditiva de aves na serra da Estrela e áreas envolventes.
Para mais informações e inscrição consulte o sítio www.cise-seia.org.pt ou contacte o CISE através do telefone 238 310 230.
Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

Calendarização: 16 de Maio de 2009 das 10h00 às 16h00, condicionada a um mínimo de 4 participantes e máximo de 8.
Custo de inscrição: 20€ /participante, sendo o pagamento a efectuar no próprio dia.
Formador: Alexandre Ramos Pires Rodrigues – artesanatodejornal.blogspot.
Centro de Interpretação Ambiental
Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos
Câmara Municipal de Leiria
sábado, 28 de março de 2009
III Jornadas da Biologia da Conservação

Através deste encontro pretende-se reunir especialistas portugueses e espanhóis e todos os interessados na área da Biologia da Conservação, de modo a fomentar a partilha de informação e conhecimentos, lançando novas metas e propostas de trabalho futuro.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
5 de Março de 2009, 5ª feira14h00: Assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda - Museu do Vinho da Bairrada
Parque Natural da Serra de S. Mamede - Libertações de 3 aves recuperadas no CERVAS: inseridas na Semana da Conservação (3 a 6 de Março de 2009) (Cartaz em anexo) Curso de Medicina de Aves Selvagens (2ª Edição): Coimbra, 6 a 8 de Março de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/104/DETID/2/default.aspx)
Saída de campo para observação de aves - As Aves da Montanha: Gouveia, 21 de Março de 2009 Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres (7ª Edição): Gouveia e Seia, 27 a 29 de Março de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/114/DETID/1/default.aspx)
A Equipa do CERVAS
-- O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.
Curso de Identificação de Cogumelos
Estão abertas as inscrições para o Curso de Identificação de Cogumelos,
Vai decorrer nos dias 21 e 22 de Março nas instalações do Centro deEducação Ambiental. No dia 28 de Março decorrerá uma saída de campo aoGerês, que é parte integrante deste curso, e onde poderão usufruir de todaa beleza dessa zona, incluindo a micológica! Basta enviarem-nos um emailreferindo o nome completo e a idade. Querem saber porque é tão perigosa a casa dos estrunfes (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1lUaOj9lCmOre72n3k3Czxtvy6W_3SQenS5ol3e7GzWM2j2fXT7BAry5If33DeHNrBLJDIgYrD7PCzwkOocXS9yt318yHWtHuyUQ75oYv9QkEkENOgss7zKPdja0pyil5_PpXd4Hr_SQ/s200/estrunfes.jpg)
Inscrevam-se e tornem-se nos novos "micocuriosos"!
Centro de Educação Ambiental - Águas do Douro e Paiva, S ARua do Ribeirinho, n.º 706
4415-679 Lever - Vila Nova de GaiaTelf: 227 637 900 * Fax: 226 059 302
www.oblogdotopas.blogspot.com * www.addp.ptcea@addp.pt * lazevedo@addp.pt * rperdigao@addp.pt
Estamos abertos de 2.ª a 6.ª feira, entre as 09h30 - 12h30 e as 14h - 18h